conecte-se conosco

Esportes

Amigos desde de infância, Garcia e Fabinho celebram chance no time profissional

Publicado


O lateral-direito Gustavo Garcia e o meio-campista Fabinho, duas das caras novas do Palmeiras neste início de temporada, jogam juntos desde os dez anos de idade – começaram na base do Audax e passaram pela Portuguesa até chegarem ao Centro de Formação de Atletas do Verdão em 2014 e 2015, respectivamente.

“Eu e o Fabinho temos uma amizade, uma irmandade, desde criança. Começamos aos dez no Audax, tivemos um ano de passagem por lá e logo depois fomos para a Portuguesa, daí para frente foi só alegria. Só tenho a agradecer essa amizade, que continue mais e mais”, comentou o lateral de 19 anos. “Parceiro como o Garcia é… Desde pequenos juntos, estar vivendo esse momento com ele não tem explicação”, destacou o volante, a nove dias de completar 19 anos.

Gustavo Garcia e Fabinho jogaram juntos na base da Portuguesa em 2013 (Acervo Pessoal)

Na base palmeirense, as Crias da Academia conquistaram juntas o Campeonato Paulista Sub-15 (2017) e o Paulista Sub-17 (2018), a Copa do Brasil Sub-17 (2019), a Supercopa do Brasil Sub-17 (2019) e o bicampeonato do Mundial de Clubes Sub-17 (2018 e 2019). As taças, porém, começaram no futsal: foram campeões metropolitanos e estaduais Sub-14 pelo Alviverde em 2016 após bater o Corinthians na decisão.

“Cheguei a jogar futsal com o Alemão e o Eduardo, dois treinadores que temos como referência e que nos ajudaram bastante. Viemos pegando muita experiência, conhecendo o que é o Palmeiras, e o futsal foi um dos pilares importantes para essa transição para o campo”, afirmou Garcia. “O trabalho da base do Palmeiras é muito bem feito, são excelentes profissionais. Trabalhamos muito lá e chegar aqui é muito importante para nós”, disse Fabinho.

  Verdão realiza treino tático e finaliza preparação para confronto com River Plate-ARG

Leia mais:  Ex-Atlético Mineiro, André Figueiredo é o novo Coordenador Técnico do Ceará

No futsal, os dois conquistaram os títulos do Estadual e do Metropolitano Sub-14 contra o Corinthians (Fabio Menotti/Palmeiras)

Na equipe principal do Verdão, a dupla estreou junta no primeiro Derby do ano, disputado pelo Campeonato Paulista. “Estrear pelo Palmeiras em um clássico é algo que temos que agradecer, é algo muito grande, graças a Deus. É agradecer todos os profissionais do dia a dia, que nos deram essa oportunidade. Antes de entrar, ele [Abel Ferreira] chegou para mim e disse ‘Garcia, entra lá dentro e faz o que você sabe fazer, jogue o jogo como cantou o hino’, que um dia antes cantamos aqui. Entramos lá dentro com toda confiança dele e fiz o que tinha que fazer”, lembrou o lateral, que soma duas partidas pelo Profissional, sendo o último como titular, contra o São Bento.

“Vínhamos conversando sobre a oportunidade de estrear, que se a gente entrasse seria sangue no olho e vontade. Trabalhamos e a oportunidade chegou. Vamos trabalhar para virem cada vez mais oportunidades. É a realização de um sonho, trabalhamos desde a base para chegar a esse momento”, complementou Fabinho, que acumula três jogos pela equipe principal.

As joias alviverdes destacaram também que o entrosamento de longa data já pôde ser colocado em prática logo na estreia. “No jogo contra o Corinthians, teve uma bola que o Fabinho recebeu no meio e não pensei duas vezes, corri para costas e ele lançou para mim. Treinamos isso desde a base”, apontou Garcia, um dos palmeirenses campeões da Copa do Mundo Sub-17 com a Seleção Brasileira, em 2019, ao lado do atacante Gabriel Veron e dos zagueiros Henri e Renan.

  Palmeiras inicia 2021 com treino tático na preparação da Libertadores

Leia mais:  Cássio, Gabriel e Fagner retornam aos treinamentos

À esquerda, Renan, Fabinho e Garcia durante convocação pela Seleção Brasileira; à direita, os três no vestiário antes do duelo contra o Corinthians, pelo Campeonato Paulista 2021

Se a temporada 2021 tem sido especial para Fabinho, a de 2020 foi de superação. “Vivi momentos difíceis nesses dois anos, tive lesões e perdi meu pai no ano passado. Foi muito complicado para mim, mas bom que ele está em um excelente lugar, está vendo a minha vitória lá de cima e está muito orgulhoso, com certeza”, afirmou. “Ele foi um cara genial, não só para ele, como para mim”, reforçou Garcia.

Sobre a sequência da carreira, só otimismo. “A gente espera que seja um grande ano. Espero a melhor coisa possível, ganhar título, mostrar meu futebol, meu talento e trabalhar cada vez mais para estar preparado para quando as oportunidades aparecerem”, concluiu Fabinho. “Quando entrar lá dentro é fazer o que sempre fizemos nas categorias de base, é dar raça e sangue, porque vestir essa camisa é grandioso. É a oportunidade que todos queriam. Se estamos tendo, temos que abraçar o momento”, finalizou Garcia.

Fabinho e Garcia participaram do projeto de integração entre futsal e futebol de campo na base do Verdão (Fabio Menotti/Palmeiras)

Comentários Facebook

Esportes

Timão se reapresenta e inicia preparação para Majestoso

Publicado



Foto: Felipe Szpak/Agência Corinthians

Na tarde desta quinta-feira (14), no CT Dr. Joaquim Grava, o Corinthians se reapresentou após vencer o Fluminense, na Neo Química Arena, e iniciou a preparação para o clássico diante do São Paulo, que acontecerá na próxima segunda-feira (18), às 20h, no Morumbi, em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos na partida de ontem (13) realizaram trabalho regenerativo com a equipe de fisioterapia. Os demais atletas fizeram o aquecimento no Campo 4, seguido por um trabalho de rondo.


Foto: Felipe Szpak/Agência Corinthians

Depois, no Campo 3, o técnico Sylvinho promoveu um treinamento coletivo em campo reduzido, que contou com a participação de quatro atletas das categorias de base do Timão: o zagueiro Belezi, os meias Biro e Pedrinho e o atacante Felipe.

O meio-campista Willian, que sentiu dores no músculo posterior da coxa esquerda na partida de ontem (13) e precisou ser substituído, realizou tratamento em dois períodos.

Leia mais:  Fluminense empata sem gols com São Paulo na estreia do Brasileirão

O elenco corinthiano dá sequência na preparação para o Majestoso na tarde desta sexta (15).

Tags: Futebol, Notícias

Categoria(s): FutebolCorinthians

COMENTE ABAIXO:

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana