Curitiba
37 toneladas de peixes são apreendidas em operação contra a pesca ilegal no Paraná
Um operação contra a pesca irregular apreendeu 37 toneladas de peixe em Guaratuba, no litoral do Paraná. Duas empresas da área de pescados foram interditadas pela polícia.
As ações de fiscalização contra a pesca irregular começaram nesta terça-feira (10). A operação coordenada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) conta com o apoio da PF (Polícia Federal) e da PCPR (Polícia Civil do Paraná).
Conforme a polícia, o principal objetivo é coibir a pesca de camarão. Por causa do período de defeso, o crustáceo não pode ser pescado até o dia 31 de maio. Assim, a proibição tem o objetivo de proteger a reprodução das espécies.
De acordo com as entidades ligadas ao meio ambiente, proteger o período de reprodução evita a extinção das espécies marinhas ameaçadas pela pesca ilegal. Além disso, garante a manutenção dos estoques de peixe para os pescadores.
As ações no litoral do Paraná contam com o apoio aéreo da PCPR. No mar, lanchas e motos aquáticas da PF realizam as rondas. Enquanto isso, por terra, agentes do Ibamaatuam na fiscalização da pesca irregular e do comércio.
De acordo com as instituições, as ações de fiscalização contra a pesca irregular no litoral do Paraná serão mantidas por tempo indeterminado.
Curitiba
Projeto de Lei pode usar radares para evitar roubos
Um projeto de lei apresentado recentemente na Câmara Municipal de Curitiba sugere que as câmeras de radares, controle de tráfego e videomonitoramento da cidade sejam conectadas aos sistemas de segurança pública. A proposta, de autoria do vereador Da Costa (União), visa utilizar essa tecnologia para identificar, em tempo real, placas de veículos furtados ou roubados, fortalecendo o combate a crimes desse tipo.
A iniciativa busca aproveitar a infraestrutura já existente, dispensando grandes investimentos em novos equipamentos. Segundo Da Costa, a ideia é criar uma rede integrada entre as forças de segurança, incluindo a Guarda Municipal, as polícias Civil e Militar e os órgãos de trânsito, para facilitar a troca de informações e agilizar respostas a ocorrências.
O sistema seria baseado na tecnologia de Leitura Automática de Placas (LPR), permitindo o monitoramento contínuo das vias e a identificação imediata de veículos com registros de furto ou roubo.
O projeto destaca que a principal meta é reduzir os índices de criminalidade relacionados a veículos e aumentar a eficiência na recuperação de bens roubados, promovendo mais segurança para a população de Curitiba.
-
Curitiba6 dias ago
Nova barragem de água da Grande Curitiba começa a ser enchida no segundo semestre deste ano
-
Curitiba4 dias ago
Ônibus novos encolheram em Curitiba
-
Curitiba3 dias ago
Para reforma, ponte do Barigui fica interditada até o fim de fevereiro
-
Curitiba3 dias ago
Pimentel determina envio de medicamentos contra gastroenterite para apoiar Matinhos
-
Paraná6 dias ago
Criança de 1 ano e 8 meses morre no Paraná por suspeita de Metapneumovírus
-
Curitiba2 dias ago
Homem é atacado por abelhas em Curitiba; com mais de 100 picadas é encaminhado a hospital
-
Paraná5 dias ago
Visitas guiadas na Alep são aulas de história do Paraná
-
Paraná2 dias ago
Prefeitura fixa em 5,34% reajuste do IPTU 2025 em Paranavaí