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Política

Servidores estaduais marcham em protesto para pressionar o governo do Estado

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Redação Bem Paraná com assessoria

Os motoristas que estiverem transitando pelo Centro e Centro Cívico devem evitar a Avendia Cândido de Abreu. Os servidores estaduais fazem nesta terça-feira (9) uma mobilização no Centro Cívico, em Curitiba, para pressionar o Governo do Paraná. Eles rejeitaram a proposta de 5,09% em quatro parcelas até 2022 e se organizam em novo protesto. Segundo as informações dos organizadores, a  manifestação reúne cerca de 30 mil pessoas.

No começo desta manhã, caravanas do interior, com professores, funcionários de escolas e servidores se concentraram na Praça 19 de Dezembro e seguiram em caminhada até a Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio Iguaçu.

Os servidores estão em greve desde a última quarta-feira, 26 de junho. Eles programaram a realização de um ato unificado um dia após o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, anunciar que os trabalhos do primeiro semestre legislativo serão encerrados nesta semana.

Solidariedade

Os sindicatos e associações organizaram coleta de alimentos e agasalhos que serão doados a instituições que atendem pessoas carentes na capital. A coleta continua no acampamento montado em frente ao Palácio Iguaçu.

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Política

Governo repassa R$ 40 milhões para transporte coletivo de Curitiba, e Urbs garante passagem a R$ 4,50 até 2020

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AEN

O governo do Estado formalizou nesta sexta-feira (19) um convênio com a Prefeitura de Curitiba para manter o preço da tarifa e trazer melhorias no transporte coletivo da Capital e da Região Metropolitana. O documento foi assinado pelo governador em exercício Darci Piana e pelo prefeito Rafael Greca e prevê o repasse de R$ 40 milhões para subsidiar a integração do transporte público metropolitano.

Além de contribuir para que o valor da passagem de ônibus permaneça em R$ 4,50 – valor abaixo da tarifa técnica, que é de R$ 4,79 – o convênio também prevê a implantação de novas faixas exclusivas para ônibus, novas linhas e novas integrações no transporte coletivo metropolitano.

“Este convênio demonstra o diálogo e o relacionamento estreito do Governo do Estado com Curitiba e garante a manutenção do valor da passagem”, afirmou Piana. “O governo não poderia ficar fora de um projeto dessa envergadura que beneficia milhares de pessoas por dia que transitam na Capital e nos municípios vizinhos para trabalhar, passear, levar os filhos para a escola”, disse.

O prefeito Rafael Greca destacou que a integração traz mais qualidade de vida para os moradores de Curitiba e dos nove municípios vizinhos. “Todas as pessoas que vivem no entorno da Capital querem a integração do transporte metropolitano porque facilita o deslocamento no dia a dia”, disse. “As canaletas exclusivas para os ônibus também são importantes, que permitem que as pessoas cheguem mais cedo em casa depois do trabalho ou cheguem mais rápido no trabalho todas as manhãs”, afirmou.

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Recursos – O recurso repassado para Curitiba faz parte de um investimento de R$ 150 milhões, anunciados em fevereiro pelo governador Ratinho Junior (PSD), em subsídio e obras para o transporte público de Curitiba e Região Metropolitana.

O valor inclui os R$ 40 milhões para a Capital e R$ 110 milhões para as cidades vizinhas de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais e São José dos Pinhais.

De acordo com o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Gilson Santos, além de permitir que os moradores da Grande Curitiba paguem apenas uma passagem para vir até a Capital, o subsídio do Governo do Estado também possibilita a ampliação das linhas. “Isso beneficia um número maior de usuários e também áreas que até então não eram atendidas pelo transporte coletivo”, disse.

Faixas exclusivas – O convênio prevê seis novas faixas exclusivas para os ônibus na Capital, que deverão ser implantadas em um prazo de até seis meses. As faixas exclusivas vão atender cerca de 50 linhas e ficarão nas ruas João Negrão, Alfredo Bufren, Marechal Deodoro, Emiliano Perneta, Amintas de Barros e Imaculada Conceição (confira abaixo os trechos específicos).

De acordo com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia, a implantação das faixas exclusivas garantem um ganho de tempo no deslocamento dos ônibus e uma economia de R$ 145 mil por ano em cada linha que circula pelo local. “Na medida em que se diminui o tempo de percurso, é possível fazer o mesmo trabalho com menos ônibus. É menos mão de obra, quilometragem rodada e o consumo de diesel também diminui”, disse Maia.

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Além de diminuir em até 20 minutos o trajeto, a economia também impacta no valor da tarifa técnica. “Cada centavo é importante, já que se essa diferença não for subsidiada pelo governo, o passageiro precisa pagar. Quanto menor o custo, menos subsídios e menor o impacto na tarifa”, explicou.

VILA TUPY – Também está prevista a implantação de uma linha alimentadora que ligará a Vila Tupy, no município de Araucária, até o terminal Pinheirinho, em Curitiba. O atendimento ao bairro havia sido descontinuado em 2017 pelo município, afetando os cerca de 25 mil moradores. A retomada da linha foi, inclusive, compromisso de campanha do governador Ratinho Junior.

Com ela, os usuários que desejem ir até Curitiba não precisarão mais se dirigir até o centro de Araucária para fazer a integração. A Comec e a Urbs preveem que a linha comece a apurar já no mês de agosto.

INTEGRAÇÃO – O convênio prevê, ainda, a integração entre os terminais de Pinhais e Centenário, em Curitiba. Para isso, a linha C16 – JD. IRAÍ será ampliada e passará a se chamar C16 – PINHAIS/CENTENÁRIO. A integração deverá começar em agosto.

Com esta alteração, o atendimento ao bairro Weissópolis, em Pinhais, será feito pela linha C15 – Weissópolis, será ampliado e passará a operar de forma circular.

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