conecte-se conosco

Cidades

Saúde de Foz do Iguaçu faz mutirão de exames preventivos contra o câncer

Publicado

G1 PR

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, faz a partir desta terça-feira (11) um mutirão de exames preventivos contra o câncer de pele, próstata, mama e colo do útero.

A ação em conjunto com o Sesi-PR segue até quinta-feira (13).

Os exames são gratuitos e estão sendo feitos por uma equipe de enfermeiros e técnicos em radiologia que vão atender em uma unidade móvel instalada na Praça da Paz, no Centro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

O público-alvo são homens e mulheres adultos, faixa mais atingida pelos quatro tipos de cânceres com o maior índice de mortes no país.

Estima-se que entre 2018 e 2019 sejam registrados 600 mil casos novos de câncer por cada ano.

Comentários Facebook
Leia mais:  Obras de restauração da Estação Ferroviária de Paranaguá são retomadas

Cidades

Profissionais da saúde promovem encontro sobre parto humanizado, em Umuarama

Publicado

O Bemdito

Um grupo de profissionais da saúde realiza neste sábado (20) um encontro que debaterá práticas de Intervenções no Parto, em Umuarama. O evento será dedicado a gestantes, familiares e qualquer interessado no tema do parto humanizado. Na ocasião, a médica Josiane Canalli estará presente para conversar com os participantes, assim como a enfermeira obstétrica Deyse, a psicologia Cíntia e a doula Jéssica. O encontro acontece no Colégio Estadual Dom Pedro II, a partir das 15h.

De acordo com a médica ginecologista Josiane Canalli, o objetivo do evento é disseminar informações sobre a humanização dos partos e promover um melhor atendimento nos centros de saúde. “É importante debater esse assunto em qualquer lugar, pois precisamos desmistificar alguns mitos e fazer com que as mulheres tenham o conhecimento sobre o que é um parto humanizado. O parto humanizado é qualquer tipo de parto que une a vontade da gestante, a tecnologia e a ciência. Ele coloca a mulher e o bebê no protagonismo, tanto no pré-parto, no parto e no pós-parto. É necessário que elas saibam que merecem respeito em qualquer ocasião, seja em cesáreas ou partos normais”, diz Josiane.

Leia mais:  Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro divulga programação da novena

Conforme Josiane, a intenção do grupo é realizar esses encontros pelo menos uma vez por mês, a partir deste primeiro que será realizado neste sábado. O evento terá um espaço para bate-papo e será propício para o público compartilhar experiências e dúvidas. A ação é gratuita e qualquer pessoa interessada por participar, sem haver a necessidade de se inscrever antes.

O Colégio Estadual Dom Pedro II localiza-se na avenida Duque de Caxias, 5910.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana