Oeste do Paraná

16/03/2018 15:06

TUPÃSSI NO CAMINHO CERTO

“Somos uma referência na saúde, educação, e assistência ao agricultor”.

“O agronegócio de verdade está em nossa região, isto porque, nós temos o grão e a diversidade, e isso oportuniza e proporciona sustentabilidade e solidez para o homem ficar no campo”.

O Prefeito em exercício do município de Tupãssi, Ailton Caeiro da Silva (PMDB) foi eleito com 50,49% dos votos válidos. É natural de Nova Olímpia, e aos 53 anos de idade, em entrevista à Revista Paraná, falou das prioridades da sua gestão em 2018, e como andam os investimentos na área rural deTupãssi.

Tupãssi significa Mãe de Deus em tupi-guarani. Foi fundada em 1971, e possui uma população estimada de 8.300 habitantes. Foi colonizada inicialmente pelos portugueses e espanhóis, em seguida pela migração de outros estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Norte do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Sua economia é centrada na agricultura, milho, feijão, café, soja, batata, mandioca e hortelã. Destaca-se ainda a criação de peixes, suínos e ovinos.

Confira a entrevista!

RP: Prefeito como está o investimento em 2018 no município de Tupãssi?

Ito: O nosso município sempre teve uma boa gestão, sendo uma referência na saúde, educação, e assistência ao agricultor, de modo que, não podemos deixar cair a qualidade dos serviços públicos. Assim estamos fazendo muitos investimentos na área da saúde, como a reforma do hospital municipal, a renovação da frota de veículos, e mais um concurso público para contratação de novos médicos. Falar em saúde é difícil, temos atualmente no município quatro postos de saúde, e continuamos a manter os atendimentos de qualidade. Também fizemos avanços na área da agricultura, grandes investimentos da área rural, nos aviários, e na criação de peixes. Estamos bem localizados, e temos a sorte de ter a no município empresas como a Copacol. Estamos dando assistência para o pequeno agricultor, e eles tem reconhecido esse feito. Fizemos investimento também na educação, vamos inaugurar duas salas de aulas novas e a reforma de algumas escolas. Nossos Deputados Federais e Estaduais estão conseguindo investimentos para deixar nosso município melhor ainda.

RP: O que a população de Tupãssi, pode esperar do Prefeito nos próximos 3 anos?

Ito: A gente sabe que o país atravessa um momento difícil, hoje estamos meio desgastados devido à oposição, mas o que está em nosso coração vai ser colocado em prática, nós temos bons resultados. Gostaria de dizer à população, que nós estamos no caminho certo, o município está em boas mãos, vamos fazer com que o nosso município fique melhor ainda, e que todos possam se orgulhar de morar aqui. Ser Prefeito e participar desses avanços é muito satisfatório, ainda mais quando nossos municípios vizinhos dizem que somos referência dentro da administração pública, tecendo elogios a nossa gestão. O município está sempre crescente, desde o início, nos últimos 34 anos não houve nenhum Prefeito que fizesse diferença do lado negativo. Então, isso nos dá entusiasmo para seguir em frente realizando os avanços, e deixar nossa história.

RP: Prefeito há quantos anos você está em Tupãssi? E qual a importância de tupãssi para os outros municípios da região?

Ito: Eu tenho 53 anos de idade, e há 47 anos eu moro em Tupãssi, cheguei aos 5 anos de idade e acho que terminarei meus dias aqui. Realmente é uma cidade muito rica, com pessoas sagradas de conhecimento, inteligência e harmonia. Eu convoco a população a entender que nós não somos adversários, e sim nós uma grande família, com aproximadamente 8.300 mil de habitantes. Assim sendo, dentro do nosso reconhecimento e da nossa humildade, eu tenho muito orgulho de morar no nosso município, acredito que o nosso município não vai parar jamais, independente da nossa gestão ou de outra. Nós estamos entre Assis Chateaubriand, Cascavel, Toledo, e Cafelândia, estamos bem no centro, no centro de desenvolvimento. Os eixos desses municípios é tupãssi, e a união dos Prefeitos dessa região faz com que cada município se desenvolva. Hoje vemos que o país tem a balança comercial de orçamento, vindo do agronegócio, o agronegócio está em todo território nacional. Existem regiões riquíssimas em todo brasil, mas a maioria tem o grão, e não tem a diversidade, por essa razão, acredito que o agronegócio de verdade está mesmo em nossa região, isto porque, nós temos o grão e a diversidade, e isso oportuniza e proporciona sustentabilidade e solidez para o homem ficar no campo. O homem do campo hoje é um empresário de verdade, sólido de orçamento. E quando buscam assistência da prefeitura, damos assistência com prazer. Estamos com dificuldade para dar subsidio ao agricultor, pois as leis estão dificultando, existem lei novas que dificultam na questão de subsídio. Vamos logo em breve criar leis para ajudar o agricultor do nosso município, pois são eles que dão condições de arrecadação ao poder público.

Reportagem: Otávio Alves

 

 


Fale com a gente

Londrina.. Rua paranagua. 876 centro de londrina PR
Fone 043 98435 0286 / 043 98416 9659

Rua Duque de Caxias, 145
São Francisco Curitiba- PR
Fone: 041 3152 0071

Coluna Social

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo