Para agilizar RG, Paraná implanta horários diferenciados de agendamento
O Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) já colocou em prática algumas medidas para agilizar a emissão de RG. O tempo de espera para emissão do documento tem levado milhares de pessoas aos mutirões da Cidadania. Algumas pessoas alegam estar tentando agendar para fazer o RG há mais de dois anos. Agora, uem for de Curitiba deve fazer o agendamento pela internet a partir das 9h, de segunda-feira a sexta-feira. O horário muda para a partir das 14h para moradores da região metropolitana ou do interior do Estado.
Segundo informaões do IIPR, o problema era que todos tentavam agendar às 9 horas, o que sobrecarregava o sistema e as vagas desapareciam. Outra medida anunciada pelo IIPR é que a emissão do documento de identidade também nas Ruas da Cidadania.. Os novos postos devem ficar nos seguintes bairros: Sítio Cercado, Cajuru, Santa Felicidade, Cic, Tatuquara, Boa Vista e Pinheirinho.
Levantamento do Instituto de Identificação do Paraná revela que o número de emissões de carteiras identidade cresceu 42% no estado desde 2011. A produção total no primeiro ano do governo Beto Richa foi de 475.197 e saltou para 677.439 novos documentos em 2017. A tendência de alta no número de carteiras de identidades se reflete também este ano. O primeiro bimestre de 2018 registrou um crescimento de 5,73% no número de emissões. Foram 117.066, contra 110.360 emitidas no mesmo período do ano anterior – que já acumulava 9,57% de aumento se comparado a 2016.
“Cada ano que passa aumentamos o número de documentos de identidade feito em todos os postos do Instituto de Identificação do Paraná. Este ano, apenas nos meses de janeiro e fevereiro, a média já ultrapassou o ano anterior”, explicou o vice-diretor do Instituto de Identificação, Maurício Lopes.
Lopes ainda afirmou que a presença do Instituto de identificação em mutirões de atendimentos facilitou o acesso e a agilizou o processo de emissão de carteiras. “Com a participação da instituição nos eventos, a produção do RG aumentou 78,55%”, citou. Em 2011, foram 8.678 documentos neste tipo de ação, saltando para 43.146 documentos emitidos em 2017.
Com informações do Bem Paraná.