Noroeste do Paraná

15/03/2018 14:49

EXCELENTE GESTÃO DO PREFEITO RAFAEL BOLACHA EM MOREIRA SALES É ELOGIADA PELA POPULAÇÃO

"Nós criamos um programa de governo, muito bem planejado, com os pés no chão, passível de ser executado, e estamos executando. O município tinha 0% de rede de esgoto, e em menos de 8 meses, já estamos caminhando para 20%”.

“Administro o município não pensando em nova gestão, e sim pensando na população que assinou um contrato de trabalho comigo, e esse contrato tem data para terminar, então preciso trabalhar incansavelmente até o último minuto”.

 “Conseguimos mais de 2 milhões de reais em recursos, de diversas áreas, social, meio ambiente, infraestrutura, que vem contribuindo muito para nossa boa gestão. O tratamento de esgoto que não existia, já está em funcionamento”.

 A ALEP do paraná fez um trabalho muito importante junto com o Governador Beto Richa, devolveu o dinheiro de economia deles para os municípios em forma de emenda parlamentar dando liberdade para que cada Prefeito pudesses escolher dentro da necessidade do seu município, isso facilitou muito, e os detalhes que faltavam para o investimento em nosso município conseguimos suprir”, diz o Prefeito.

O Prefeito Rafael Brito do Prado (PMDB), também conhecido como Rafael Bolacha, além de ser o Prefeito mais jovem do Estado do Paraná com apenas 30 anos de idade, também tem sido o mais elogiado. Em entrevista à equipe da Revista Paraná o Prefeito destacou pontos importantes da sua gestão nos últimos meses, à frente do município de Moreira Sales.

Moreira Sales é um município do Estado do Paraná, que fica situado na região de Goioerê, entre os rios Piquiri e Ivaí, no oeste paranaense. Foi fundado em 1960, e tem aproximadamente 12.709 habitantes. O nome do município é uma homenagem ao antigo proprietário das terras onde ele está situado. Sua economia está baseada no comercio e na agricultura. A industrialização da cidade está a passos lentos, sendo puxado apenas por micro e pequenas indústrias.

Confira a entrevista!

RP: Prefeito como foi sua gestão nos últimos 8 meses?

Rafael: Estou há 8 meses à frente da prefeitura. Sou um Prefeito novo, tenho 30 anos de idade. Tivemos duas eleições aqui para Prefeito, uma delas foi anulada por alguns problemas à época. Após a resolução, tivemos outra suplementar, na qual fui eleito por maioria dos votos. Também, fui eleito duas vezes vereador, a primeira tinha 22 anos de idade, o que me fez conhecer de perto as demandas do município, durante os meus mandatos como vereador, eu caminhei junto com o ex-Prefeito que fez duas gestões muito importantes. Assim, criei um programa de governo, muito bem planejado, com os pés no chão, passível de ser executado, e agora estou executando. Nesses últimos meses, tivemos muito trabalho, pois a região é extremamente agrícola, e estamos procuramos dar suporte ao pequeno produtor, às associações de leite, e à revitalização das estradas rurais.

RP: Fale um pouco do seu trabalho?

Rafael: Estamos fazendo um trabalho importante na cidade, tivemos 55 anos de uma situação política, onde o município tinha 0% de rede de esgoto, e hoje, após 8meses, já estamos caminhando para 20%. O tratamento de esgoto já está funcionando. Mas o maior desafio aqui é a pavimentação asfáltica. Temos ainda mais de 25% de ruas para serem asfaltadas. Os Deputados Estaduais e Federais estão tentando recursos para que a gente consiga. Aqui tenho maioria na câmara, consegui eleger 5 vereadores da minha base, mas trabalho em harmonia com os 9 vereadores. Todos nós estamos em sintonia, e isso me ajuda muito. Esse ano, conseguimos do Governo do Estado, mais de 2 milhões de reais em recursos para diversas áreas, como meio ambiente, social e infraestrutura. Isso vem contribuindo muito para minha gestão. Como o município é pequeno a arrecadação serve basicamente para fazer a lição de casa e o que faz a diferença em uma gestão como a nossa é a economia, o comprometimento da equipe, a seriedade, e a transparência com os recursos públicos. Saber comprar para que sobre um pouco para investir, e as parcerias com os Deputados Estaduais.

RP: E a sua relação com o Governo do Estado?

Rafael: A assembleia legislativa do Paraná fez um trabalho importante junto com o Beto Richa devolvendo dinheiro de economia deles, e o Governador votou isso em forma de emenda parlamentar para nós, dando liberdade para que cada Prefeito pudesses escolher dentro da sua necessidade em cada município, isso facilitou muito, os detalhes que faltavam para investimento nós conseguimos suprir. Ser Prefeito em cidade pequena não é fácil, mas a gente tem a sensibilidade de conversar sempre com a população. Fizemos um trabalho muito importante na educação, reformamos e construímos escolas municipais. Investimos mais de 250 mil reais em material escolar, que são dados para toda a rede municipal de ensino, isto é, mais de 3.200 alunos recebem todo material escolar e uniforme. Como temos uma região muito carente, os pais podem investir esse dinheiro em outras coisas. Pagamos o piso nacional do professor, e oferecemos merenda de qualidade e variada, produzida aqui mesmo na cidade. Enfim, inúmeros trabalhos que a gente faz e que vem sendo destaque aqui na nossa microrregião. O nosso dinamismo e a nossa força de vontade e a nossa juventude faz com que dia a dia a gente levante mais cedo e durma mais tarde para que os recursos possam chegar aqui na nossa cidade.

RP: A Revista Paraná conversou com a população de Moreira Sales antes de chegar na prefeitura, e por onde passou, as pessoas teceram elogios ao Prefeito, muitos disseram que embora o Prefeito tenha pouca idade é muito trabalhador, alguns chegaram a dizer que o prefeito acordar as 4h da manhã quando vai à Curitiba falar com parlamentares, retorna uma hora da tarde, e volta para gabinete terminar seu expediente. Prefeito onde você consegue tanta disposição?

Rafael: A prefeitura é uma doação, hoje graças a Deus eu conto com o apoio da minha família, que me ajuda muito, mais é preciso mais, porque o mandato passa muito rápido, então é preciso que a gente aproveite intensamente todo dia, e não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje. Eu cobro muito da minha equipe, e digo que a Prefeitura é a maior empresa hoje da cidade, e que ainda presta serviço à comunidade, e quem paga o nosso salário são as pessoas que pagam seus impostos, então nós temos que reverter isso de forma de excelência, fazer uma administração humanizada, com respeito, com sensibilidade, se colocar no lugar do outro sempre. Em todas as áreas a gente faz um trabalho importantíssimos. Hoje por legislação agente é obrigado a aplicar 15% do que arrecada em saúde. Contudo, eu fechei 2016 com mais de 26%, e estou atendendo todas as demandas como transporte sanitário, ambulâncias, postos de saúde. Os profissionais da saúde são bem pagos, para que revertam isso em um bom atendimento para população. Moreira Sales é um lugar muito gostoso de se viver, uma população que ajuda muito a Prefeitura. Esse reconhecimento da população nos dá combustível para levantar cedo, e cumprir o nosso papel. Administro não pensando em nova gestão, e sim pensando na população, que assinou um contrato de trabalho comigo, e esse contrato tem data para terminar, então eu preciso trabalhar muito até o último minuto, incansavelmente, com todas as minhas forças, para que a cidade fique da forma como sonhamos. Eu nasci, cresci e vivo aqui, e quero continuar até o fim da minha vida.

RP: Esse trabalho que você vem desenvolvendo em Moreira Sales, está correndo a região, pois em todas as cidades que a Revista Paraná esteve, principalmente em Rancho Alegre do Oeste, e Goioerê, se fala muito do seu bom trabalho. O senhor tem vontade de sair candidato a Deputado?

Rafael: Acho que temos que ter o pé no chão, e colocar tudo nas mãos de Deus. O plano dele é que vai definir o que será colocado em prática, meu compromisso agora é com Moreira Sales, colaborar e ajudar o município. Eu sou muito jovem ainda, mas tenho muito para doar para minha cidade. O meu compromisso é com a nossa população. Nós somos carentes de representantes aqui na região, nós precisamos mudar um pouco o perfil dos Prefeitos para que a gente possa fazer lideranças regionais, para que possamos ser olhados lá em Curitiba de forma diferenciada. Eu vejo as Regiões Oeste, como Toledo e Cascavel, como se estivessem um passo à frente do nosso. Isto porque, lá atrás se mobilizaram e tiveram votações expressivas para colocar vários Deputados Estaduais e Federais da região. Nossa região que compreende os 25 municípios não pode ser diferente. Nós temos aqui o Douglas que é de Campo Mourão, o Rubens e o Márcio. Temos também alguns Deputados, mas é preciso que a gente intensifique isso ainda mais. Se for dos planos de Deus nós estaremos prontos, mas a certeza que eu tenho é de cumprir o meu compromisso até o último dia, com a minha população, em benefício da cidade.

Reportagem: Otávio Alves 


Fale com a gente

Londrina.. Rua paranagua. 876 centro de londrina PR
Fone 043 98435 0286 / 043 98416 9659

Rua Duque de Caxias, 145
São Francisco Curitiba- PR
Fone: 041 3152 0071

Coluna Social

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo