conecte-se conosco

Norte do Estado

MP recomenda exoneração de parte dos comissionados da Câmara de Campo Mourão

Publicado

G1 PR

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) expediu uma recomendação para que a Câmara de Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná, exonere parte dos servidores comissionados. Atualmente, segundo o MP-PR), são 48 funcionários em cargos em comissão e 33 efetivos.

Conforme a 3ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão, o número de comissionados maior que o de efetivos caracteriza uma situação irregular. Para cumprir a recomendação, ao menos 15 comissionados devem ser exonerados.

Além disso, a promotoria aponta que há servidores de carreira que acumulam funções comissionadas para atividades de caráter técnico e não de coordenação, chefia ou assessoramento, o que é considerado ilegal.

De acordo com o MP-PR, outra irregularidade indicada na recomendação foi a criação, por meio de lei municipal, de cargos e funções de livre nomeação exoneração com atribuições semelhantes a cargos efetivos existentes.

O MP-PR deu prazo de 30 dias para que a Câmara preste as informações sobre o cumprimento das medidas.

A assessoria de imprensa do Legislativo informou à reportagem que a mesa diretora da Câmara vai se reunir para tratar do assunto.

Leia mais:  Polícia pede o arquivamento do processo sobre o caso da mulher encontrada morta em prédio de Londrina

Comentários Facebook

Norte do Estado

Moradores de Cianorte enfrentam filas para conseguir marcar exames

Publicado

G1 PR

Moradores de Cianorte, no noroeste do Paraná, enfrentam filas e baixas temperaturas para conseguir marcar exames pelo Sistema Único Saúde (SUS). Distribuição de senhas para agendar os procedimentos ocorre uma vez ao mês.

Alguns pacientes reclamam ter que aguardar na fila desde a madrugada, no Extensão do Núcleo Integrado de Saúde. A dona de casa Vera Bitencurt, conta que há moradores desde as primeiras horas da madrugada no local.

“Depois do almoço, aqueles que ficarem, eles continuam dando os exames. Acho que é o medo de não conseguir para todos”, disse.

De acordo com os funcionários do posto de saúde, são distribuídas aproximadamente 150 senhas pela manhã e mais 150 para o período da tarde.

Entretanto, antes mesmo da distribuição de senhas oficiais, os pacientes se organizam em ordem de chegada com senhas improvisadas.

“É sempre assim. Hoje está mais calmo, mas por causa do frio, as pessoas deixam para vir mais tarde”, disse a babá Rosa Brizzi.

Leia mais:  Capivara é capturada dentro de loja de motos no centro de cidade do Paraná

A Prefeitura de Cianorte disse que não há necessidade de que os pacientes cheguem de madrugada no posto de saúde. O município reconhece que, como a população atendida pela Extensão do Núcleo Integrado de Saúde é a maior do município, as vagas duram menos tempo do que nos demais postos.

Mesmo assim, segundo a prefeitura, são garantidos os exames a todos que comparecem ao local no dia da liberação, independentemente do horário.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana