LONDRINA E REGIÃO

14/12/2017 09:57

CALÇADÃO DE LONDRINA TERÁ ÁRVORE DIGITAL

Estrutura, que deve funcionar por energia solar, será construída no trecho entre a rua Professor João Cândido e a avenida São Paulo

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) abriu chamamento público para selecionar pessoas físicas e jurídicas interessadas na instalação, por meio de tecnologias sustentáveis, de equipamento de acesso à internet e carga de bateria gratuitos à população. Além de emitir sinal wi-fi, o instrumento terá saídas de USB e tomadas onde as pessoas poderão recarregar celulares e outros dispositivos móveis. 
 
 

A empresa selecionada vai ceder o uso do equipamento e, em troca, poderá colocar uma placa indicativa da parceria, aos moldes do que já ocorre no programa "Boa Praça". Os interessados em patrocinar a iniciativa podem protocolar as propostas e a documentação exigida no setor de atendimento da CMTU, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 11 de janeiro. Estão aptas a participar do chamamento público as pessoas ou empresas que atenderem aos requisitos estipulados. Todos os procedimentos necessários à inscrição estão disponíveis para consulta no site da companhia, no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br. 

Alexandre Zuliani, coordenador de espaços públicos da CMTU, explicou que a estrutura denominada como "Árvore Digital" será construída na Praça Gabriel Martins, no trecho do Calçadão entre a rua Professor João Cândido e a avenida São Paulo. "Queremos atender a população, de modo geral, por isso escolhemos um local com alto fluxo de pessoas." Como a "árvore" deve funcionar por energia solar, a alta incidência de insolação no local foi outro fator que influenciou a escolha. 

Para atender à finalidade do projeto, levando em conta os aspectos sociais, urbanísticos e ambientais da medida, a CMTU irá analisar os projetos inscritos podendo recorrer ao apoio de especialistas, vinculados ou não à administração municipal, para auxiliar no julgamento das propostas. 

Para efeitos de avaliação, as sugestões receberão notas de acordo com os critérios estabelecidos, devendo atingir uma pontuação mínima. Entre os parâmetros adotados estão, em primeiro lugar, a utilização de tecnologias sustentáveis que estimulem comportamentos ambientalmente corretos; a quantidade e qualidade de serviços simultâneos oferecidos; o potencial de embelezamento e melhoria das condições de infraestrutura e paisagismo no local e, por último, o menor prazo de implantação das intervenções pretendidas. 

Após o resultado do processo, a companhia notificará o vencedor da avaliação a proceder com a assinatura do contrato de uso da área pública. O prazo máximo para início dos trabalhos de implementação do equipamento será de 30 dias contados da celebração do termo, sendo que em até 60 dias a partir desta data o dispositivo deverá estar totalmente instalado e em pleno funcionamento. A permissão para utilização do espaço público será de um ano, prorrogável por igual período, limitada à duração máxima de 60 meses. 

BOA IDEIA 
Franciele Cristina é de Florestópolis (Região Metropolitana de Londrina), mas costuma vir a Londrina para fazer compras e passear. Ela já passou pela experiência de ficar sem bateria e sem acesso à internet e acabou tendo que recorrer aos amigos para se comunicar. "É uma boa ideia colocar esse equipamento no Centro, será útil para muita gente", avaliou. 

Alexandra Ribeiro é secretária em uma empresa no Centro de Londrina e costuma frequentar o Calçadão na hora do almoço. "Já fiquei sem bateria tendo que dar um recado urgente e não tive como resolver, pois estava sem carregador. Acho a ideia muito útil, o poder público tem que se adequar à modernidade", diz. 

Serviço – Mais informações sobre o chamamento público pelo fone (43) 3379-7941 ou 3379-7959.


Fale com a gente

Londrina.. Rua paranagua. 876 centro de londrina PR
Fone 043 98435 0286 / 043 98416 9659

Rua Duque de Caxias, 145
São Francisco Curitiba- PR
Fone: 041 3152 0071

Coluna Social

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo