LITORAL

16/03/2018 09:48

Ibama apreende 3,5 toneladas de camarão e peixe no litoral

Uma operação do Ibama resultou na apreensão de 3,5 toneladas de camarão e de linguado em uma empresa de Guaratuba. A ação teve início nesta quarta-feira (14) e foi finalizada nesta quinta-feira (15), com o embargo do estabelecimento. A empresa ainda recebeu uma multa de R$ 100 mil.

O coordenador do Núcleo de Fiscalização do Ibama no Paraná, Fernando Nunes, conta que a operação está relacionada ao período de defeso do camarão, que começou em 1º de março e vai até o fim de maio. “Está proibida a pesca de arrasto do camarão. E essa operação fiscaliza a pesca em si e as empresas que consomem os produtos”, explica.

A empresa de Guaratuba beneficiava camarão e peixe adquiridos de pescadores da região. “Ela precisava de uma licença ambiental de indústria de beneficiamento pesqueiro e não tinha. Assim como não possuía registro do estoque de camarão sete barbas, o que é considerado sem origem, pois não é possível garantir que foi adquirido antes do período do defeso”, comenta Nunes.

Diante disto, a empresa foi embargada e todos os produtos, não apenas o camarão, foram apreendidos, totalizando 3,5 toneladas, entre linguado e camarão. Ainda foi aplicada uma multa de R$ 100 mil. “Não basta a empresa pagar a multa. Será necessário obter a licença ambiental para a atividade correta. A licença que tinha era para outra atividade”, salienta coordenador do Núcleo de Fiscalização do Ibama no Paraná.

A primeira grande apreensão da operação relacionada ao período de defesa do camarão foi doada ao programa Mesa Brasil. A unidade de Joinville (Santa Catarina) recebeu a maior parte dos produtos, enquanto a unidade de Curitiba ficou com 200 quilos de camarão.


Fale com a gente

Londrina.. Rua paranagua. 876 centro de londrina PR
Fone 043 98435 0286 / 043 98416 9659

Rua Duque de Caxias, 145
São Francisco Curitiba- PR
Fone: 041 3152 0071

Coluna Social

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo