Guarapuava e Região

12/12/2017 11:01

Guarapuava avança e em 2018 terá o tão sonhado curso de Medicina

Agora, a região de Guarapuava conquistou um antigo sonho. O sonho de ofertar o curso de Medicina, que transformará a realidade regional. A implantação da graduação é uma grande conquista para os guarapuavanos e foi um esforço coletivo. O curso representa um grande avanço, em que o município exercerá uma influência ainda mais forte no Paraná, somando no desenvolvimento econômico e social.
As inscrições para o vestibular de Medicina estão abertas. A prova será realizada no domingo 28 de janeiro, com início às 14h. Serão disponibilizadas 55 vagas. O processo seletivo será organizado e aplicado pela Universidade Federal do Paraná. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.camporeal.edu.br.
O CURSO
A graduação em Medicina visa a formação de profissionais competentes, que contribuam para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estaremos formando médicos capazes de desenvolver ações de promoção e prevenção da saúde com qualidade técnico-científica e ética-humanista, nas diferentes dimensões do cuidado. Serão profissionais comprometidos com as demandas da saúde em nossa região”, acredita o professor e diretor geral da Campo Real, Edson Aires da Silva.

Na Campo Real, a graduação em Medicina considera o aluno como o centro do processo de ensino-aprendizagem, utilizando metodologias ativas, reflexivas, inovadoras e transformadoras da realidade social, estruturadas na integração do ensino-serviço.
Os nossos acadêmicos estarão inseridos em cenários reais da profissão médica desde o primeiro dia de aula. Eles também utilizarão dos mais modernos laboratórios e instrumentos tecnológicos no ensino, associados à estrutura física impecável e ao corpo docente qualificado, ético e competente”, comenta o coordenador do curso de Medicina, Dr. Jean Ricardo Nicareta.

LABORATÓRIOS E TECNOLOGIAS
O início das aulas, com a primeira turma de Medicina em Guarapuava, acontecerá em fevereiro de 2018. Os estudantes terão espaços de aprendizagem autodirigida com a busca ativa da informação e construção do conhecimento. A tecnologia, o conhecimento e a inovação sempre estarão presentes, constituindo outro pilar fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
Os acadêmicos terão acesso à Plataforma EBSCO, que permite a pesquisa ao Sistema Medline – Full, a mais completa base de dados na área da saúde, que conta com mais de 2 milhões de periódicos científicos.
Outra grande novidade da instituição é a Mesa Sectra. Uma plataforma de última geração que permite interação, simulações virtuais de atendimento, estudo anatômico, histológico, bioquímico, embriológico, radiológico, construção e desconstrução de órgãos do corpo humano, em formato 3D.

A faculdade também investiu em um novo Centro Morfofuncional, que possui modelos anatômicos, peças anatômicas reais, lâminas e outros aparelhos especialmente desenvolvidos para o ensino em saúde. O espaço é composto pelo Laboratório de Histopatologia, Laboratório Morfofuncional e Laboratórios de Anatomia.
CONCEITO PEDAGÓGICO INOVADOR
A metodologia de ensino do curso considera o aluno como centro do processo de ensino-aprendizagem, utilizando metodologias ativas, reflexivas, inovadoras e transformadoras da realidade social.
Em vez das provas cobrarem respostas memorizadas, os alunos vão passar por métodos reflexivos. O foco das atividades será na capacidade crítica com as atividades práticas, de modo de extrair importantes decisões comportamentais.
“Os professores e alunos vão discutir problemas reais, construindo o aprendizado e o desenvolvimento da autonomia. Vamos preparar profissionais com novas visões, com poder de mudança e transformação da realidade ”, conta o professor Edson.
CRESCIMENTO DE GUARAPUAVA
Guarapuava viverá uma nova realidade a partir do início das aulas da primeira turma de Medicina. Desde o início do curso, os alunos estarão inseridos em atividades práticas na construção da futura vida profissional.

A graduação proporcionará uma visão mais completa dos pacientes, com ações de atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A graduação transformará a realidade da saúde local e regional, consolidando Guarapuava como polo em saúde e educação na região e no Paraná.
“O curso promoverá esse contato direto com a comunidade local. As ações possibilitarão que os nossos estudantes identifiquem dificuldades e criem propostas para solucioná-las. Estaremos contribuindo para qualificação e melhoria de toda a rede de ensino e assistência em saúde de nossa região”, explica o Dr. Jean Ricardo Nicareta.
FACULDADE CAMPO REAL
A Faculdade Campo Real é uma instituição de ensino comprometida com a missão social de formar profissionais visionários que compreendam o mundo, com pensamentos de transformação. A instituição conta com os melhores profissionais do mercado, que compartilham seus aprendizados e experiências com os mais de quatro mil acadêmicos.
Segundo as avaliações de 2016 do Ministério da Educação (MEC), a Campo Real é a melhor faculdade de Guarapuava. A instituição conquistou o primeiro lugar, com o conceito 4 na faixa do Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala que vai de 1 a 5. As outras faculdades da cidade receberam índices inferiores.
Entre todas as faculdades do Paraná, a Campo Real é a 12ª melhor do Estado. As outras instituições de Guarapuava ficaram nas posições de 45º e 105º. O MEC avaliou 144 faculdades no Paraná. Ainda segundo o relatório divulgado pelo MEC, o IGC foi atribuído a 1741 faculdades do país e a Campo Real está entre as 160 melhores do Brasil.

“A nossa faculdade possui uma ótima qualidade educacional, que é reconhecida por sua competência e que atende às expectativas de todos. Possuímos uma infraestrutura adequada às necessidades de Medicina. A Campo Real e a cidade de Guarapuava estão em perfeitas condições para formar ótimos profissionais”, acredita o professor Edson.
Além do curso de Medina, a instituição oferece as seguintes graduações: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

 


Fale com a gente

Londrina.. Rua paranagua. 876 centro de londrina PR
Fone 043 98435 0286 / 043 98416 9659

Rua Duque de Caxias, 145
São Francisco Curitiba- PR
Fone: 041 3152 0071

Coluna Social

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo