CURITIBA E REGIÃO

01/02/2018 07:48

Estrada que dá acesso às comunidades quilombolas começa a ser revitalizada no Vale do Ribeira

No dia 12 de dezembro de 2017 foi realizada reunião na Promotoria de Justiça da Comarca de Bocaiuva do Sul para tratar dos últimos empecilhos para o início da obra para a reativação de trecho das vias de acesso para os quilombolas do Vale do Ribeira.

Além do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais (Núcleo PCTs) do Centro de Apoio de Direitos Humanos (CAOPJDH), e do coordenador do CAOP, o Procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, estiveram presentes na reunião o Promotor titular Joel Carneiro da Silva Filho e o Magistrado Paulo Antonio Fidalgo, ambos da Comarca de Bocaiuva do Sul, lindeiros, além dos representantes das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira e servidores da CODAPAR.

No total, são cerca de 60 quilômetros de estrada que precisam ser revitalizados ou construídos para que as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira tenham acesso à Adrianópolis e a políticas públicas de saúde e educação.

Nesta primeira etapa, serão revitalizados 8 quilômetros de estrada a partir da Comunidade Quilombola de Córrego do Franco em direção à Adrianópolis. Em vista da ausência da estrada, além das crianças das comunidades quilombolas terem que se deslocar até o município de Barra do Turvo, no Estado de São Paulo, para frequentarem a escola, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED não consegue viabilizar a construção de escola na própria comunidade. 

Assim, após a finalização da revitalização dos 8 quilômetros de estrada a partir da comunidade quilombola de Córrego do Franco, as crianças e adolescentes das comunidades quilombolas passarão a ter acesso à educação na própria comunidade.


Fale com a gente

Londrina.. Rua paranagua. 876 centro de londrina PR
Fone 043 98435 0286 / 043 98416 9659

Rua Duque de Caxias, 145
São Francisco Curitiba- PR
Fone: 041 3152 0071

Coluna Social

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo