conecte-se conosco

Cidades

Abertas as inscrições para 11 mil vagas em cursos técnicos e especializações gratuitas

Publicado

Tribuna Paraná

Estão abertas as inscrições para 11 mil vagas em 43 cursos técnicos e três de especialização, todos gratuitos, distribuídos em 137 instituições de ensino de 73 cidades do Paraná, todos com início no segundo semestre.

Os técnicos englobam diversos eixos tecnológicos, de ambiente e saúde à produção cultural e design, passando por informação e comunicação, gestão e negócios, infraestrutura, entre outros. A lista completa está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação.

Os cursos são ofertados nas formas subsequente e Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Modalidades

Os cursos subsequentes ao Ensino Médio são destinados a estudantes que já concluíram essa etapa de ensino. A duração varia de um a dois anos. Os cursos na modalidade Proeja, que duram três anos, têm como público-alvo alunos com mais de 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental (8° e 9° anos) e querem fazer o Ensino Médio com uma habilitação técnica junto.

Leia mais:  Saúde do Paraná está em alerta por conta do surto de sarampo em estados vizinhos

As especializações, por sua vez, são nas áreas de Enfermagem do Trabalho, Saúde do Idoso e Gestão de Resíduos, voltadas àqueles que já concluíram o Curso Técnico em Enfermagem ou Técnico em Química, respectivamente, e desejam aprofundar seus conhecimentos. A duração é de um a dois semestres.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até 19 de junho, diretamente nas instituições que ofertam o curso pretendido. O interessado deve entregar a Ficha de Inscrição e a Ficha de Pontuação preenchidas, fotocópia e original do RG e CPF; fotocópia e original do histórico escolar ou declaração de conclusão de curso/ensino; declaração emitida pela instituição de ensino para aluno bolsista da rede privada; termo de ciência do estágio obrigatório preenchido, quando existir estágio no curso; comprovante de renda familiar e declaração de vacinação, para alunos até 18 anos.

A abertura de turmas e a matrícula serão efetivadas somente se houver o número mínimo de 35 interessados ao final do processo classificador. As aulas começam em 29 de julho.

Comentários Facebook

Cidades

Avô passa em cima do neto com ônibus escolar em assentamento

Publicado

Segundo informações, a criança que era criada pelo avô estava brincando e a notar que o ônibus estava ligado acabou indo para trás do veículo

Um menino de 3 anos morreu , após ter sido atropelado por um ônibus que era conduzido pelo avô. A tragédia ocorreu no P.A Safra, no município de Nova Xavantina em Mato Grosso
Segundo informações apuradas pela Revista Paraná , a criança era criada pelo avô estava brincando e a notar que o ônibus estava ligado acabou indo para trás do veículo, o motorista não notando a presença do menino acabou passando por cima da cabeça da vítima que chegou a ser socorrida, mas veio a óbito à caminho do Hospital.

Comentários Facebook
Leia mais:  Previsão do tempo indica temperaturas negativas e geada para Umuarama
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Região Oeste22 de agosto de 2019, 16:17

O vereador Celestino Denardin (PSD), de Braganey, no oeste do Paraná, foi multado em R$ 30 mil pelo Ministério Público Estadual (MP-PR) por acessar sites com conteúdo pornográfico durante o expediente. O dinheiro será destinado aos cofres do Município. A denúncia foi apresentada ao MP-PR pelo presidente da Câmara, Adriano da Silva. Um inquérito civil foi aberto para apurar os supostos acessos dos computadores da Câmara de Vereadores e a má conduta comprovada. Segundo o MP, Professor Celestino, como é conhecido, confessou a prática e assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo a não acessar mais os sites pelos computadores do legislativo. Em nota, o presidente da Câmara declarou que, de acordo com o Regimento Interno, a conduta do vereador pode levar a abertura de uma investigação por quebra de decoro parlamentar. “A Câmara de Vereadores de Braganey tomará todas as providências pertinentes, não sendo conivente de forma alguma com as condutas imorais praticadas por qualquer um dos vereadores que compõem o corpo legislativo deste Município”, destacou. Até a última atualização desta reportagem, o G1 tentava contato com o vereador Celestino Denardin.

CASCAVEL22 de agosto de 2019, 16:11

Empresário acha dinheiro na rua e descobre dono pelos dados do cartão de crédito

Curitiba22 de agosto de 2019, 16:08

TJ-PR nega recurso e mantém condenação contra ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná

Brasil22 de agosto de 2019, 15:21

Empresa que vai devolver a BR-040 arrecadou R$ 1,3 bilhão

CASCAVEL22 de agosto de 2019, 13:35

Câmeras de viatura e helicóptero mostram perseguição pela BR 277, em Cascavel

Mais Lidas da Semana